Pular para o conteúdo

Azul ou verde? Descubra como seu cérebro interpreta as diferentes cores.

A experiência com cores está causando sensação entre os internautas ao redor do mundo. Aparentemente simples, a tarefa de determinar qual cor é o retângulo abaixo é, na verdade, um estudo sobre nossa percepção visual. Então, será que é verde ou azul?

De acordo com um experimento da revista Optical Express, 64% das mil pessoas entrevistadas afirmaram que a cor do estímulo é verde, enquanto 32% disseram que é azul. O objetivo do teste é demonstrar a grande variedade de interpretações visuais que podem ser criadas a partir de um mesmo estímulo.

Quais são as três cores mencionadas abaixo?

Azul ou verde? Descubra como seu cérebro interpreta as diferentes cores.
Fonte: Optcial Express/Reprodução

Quando perguntados sobre a cor do quadrado número 2 acima, os mil participantes da primeira pesquisa foram consultados novamente e, desta vez, 90% deles responderam que o quadrado central era verde. Isso destaca a consistência das respostas e a predominância da cor verde na percepção dos participantes.

De acordo com o teste realizado pela Optical Express, a imagem número 2 é tecnicamente classificada como verde. Isso se deve à sua composição nas cores RGB (vermelho, azul e verde), que contém 0 de vermelho, 122 de verde e 116 de azul. É interessante notar que essa tonalidade, anteriormente considerada majoritariamente como sendo do primeiro retângulo, agora é identificada como verde.

Qual é a resposta correta?

Azul ou verde? Descubra como seu cérebro interpreta as diferentes cores.
Fonte: Shutterstock

Este é um tipo de teste diferente dos tradicionais, em que não há respostas certas ou erradas. O objetivo do experimento é destacar como cada pessoa percebe e interpreta as cores de forma única em seu cérebro.

No entanto, se alguém tem uma interpretação de cores que é significativamente diferente dos outros, isso pode ser um sinal de uma forma de deficiência visual conhecida como daltonismo.

De acordo com o Diretor de Serviços Clínicos da Optical Express, Stephen Hannan, cada indivíduo é único e, portanto, nosso cérebro processa as informações de forma diferente. Isso significa que a percepção de uma cor pode variar de pessoa para pessoa, dependendo de como ela é interpretada.

De acordo com Hannan, não é surpreendente que muitos entrevistados mudem de opinião sobre a cor que viram anteriormente quando esta é colocada entre dois tons de azul. Isso ocorre porque percebemos a cor de um objeto comparando-a com os tons ao seu redor, e não pela cor real em si.

Informações tiradas de Mega Curioso.